Sobre o Mar de Minas
O que é o Mar de Minas?
Este instrumento digital – sítio eletrônico, é resultado de um Projeto de cooperação entre o Sebrae e a Alago, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento territorial, fortalecer a governança local e elevar os destinos turísticos da região do Lago de Furnas a patamares de excelência.
Este trabalho aborda atrativos de 52 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica de Furnas, contemplando seu maior atrativo que é o “Mar de Minas”, explorando suas vastas potencialidades para o turismo, além de destacar atividades como piscicultura, preservação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento regional integrado. Ao trazer à tona a riqueza natural, cultural e econômica dessa região, buscamos não apenas promover o turismo, mas também estimular o empreendedorismo e o bem-estar das comunidades locais. Com análises abrangentes e propostas estratégicas, representamos um importante marco na valorização e promoção do potencial da região do Lago de Furnas, buscando inspirar e informar todos os interessados no crescimento sustentável e na prosperidade dessa área singular do Brasil.
Onde se localiza o Mar de Minas?
Na época da sua construção, em 1958, a Usina de Furnas foi a maior obra da América Latina. Para construí-la, foi criada uma empresa estatal, a Furnas Centrais Elétricas, que também ficou responsável por seu gerenciamento.

Qual a extensão e a profundidade do Lago de Furnas?
O Lago de Furnas tem 450 metros de profundidade e 5,4 mil quilômetros (equivalente à metade do nosso litoral), além de ter 4 vezes o volume de água da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.
Para que suas águas se mantenham exuberantes, ele é alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas dos 34 municípios. Uma curiosidade interessante é que partes das cidades de Capitólio e de Guapé estão submersas no Lago de Furnas. Quando as águas baixam mais de 10 metros, é possível avistar a torre da antiga igreja.
Quais são as cidades banhadas pelo Lago de Furnas?
No total são 34 cidades banhadas pelo Lago de Furnas que oferecem uma natureza espetacular e uma estrutura turística que combina tradições mineiras, esportes náuticos, pesca e trilhas ecológicas.
Algumas das mais famosas são: Capitólio, com lindos cânions e muitos esportes náuticos, Carmo do Rio Claro, com uma tecelagem internacionalmente famosa por sua técnica e criatividade, São João Batista do Glória, com inúmeras cachoeiras e Guapé, emoldurada pela beleza da represa, serras e cânions.
Todas as cidades são:
Aguanil, Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Areado, Boa Esperança, Botelhos, Cabo Verde, Camacho, Campestre, Campo Belo, Campo do Meio, Campos Gerais, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida, Congonhal, Coqueiral, Corrego Fundo, Cristais, Divisa Nova, Elói Mendes, Espírito Santo do Dourado, Fama, Formiga, Guapé, Guaxupé, Ilicínea, Ipuiuna, Itapecerica, Juruaia, Lavras, Machado, Monte Belo, Muzambinho, Nepomuceno, Nova Resende, Paraguaçu, Perdões, Pimenta, Piumhi, Poço Fundo, Ribeirão Vermelho, Santana da Vargem, São João Batista do Glória, São José da Barra, Serrania, Três Pontas, Vargem Bonita, Varginha.
